terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dicas para organizar um buffet para casamento diferenciado (por Janete Magalhães)


Olá meninas, tudo bem? Então, há um tempo, recebi o e-mail da Janete me pedindo para postar um texto dela com dicas para a organização do casamento. Devo confessar que adorei receber esse pedido! Infelizmente demorei um pouco para publicar, mas eis aqui o material que ela enviou!
Muitíssimo obrigada pela sugestão! Adorei o texto e com certeza está bem de acordo com meus pensamentos casamentícios! rs Vale a pena ler!


Dicas para organizar um buffet para casamento diferenciado (por Janete Magalhães, janete-magalhaes@muitomaisdigital.com.br)

O casamento já deixou de ser, há muito tempo, aquela fórmula concreta de convite – cerimônia – bem casado – recepção, e hoje em dia é possível fazer diversas combinações diferentes de eventos e buffets para o grande dia. Os padrões mudaram, e hoje é mais do que normal sair do casamento clássico para tentar a inovação sem limites com o objetivo de deixar a cerimônia de casamento a cara dos noivos. Muitas vezes é essa diferenciação que vai garantir não só uma noite inesquecível como também muita economia no orçamento do novo casal.

A primeira dica para uma recepção totalmente diferente do trivial é inovar no local da festa. Quem procura local para eventos em Curitiba, em especial para a data do casamento, percebe que os locais da moda não são mais salões fechados, e sim sítios e áreas a céu aberto. Restaurantes e casarões também são cotados para receber um casamento “combo”: a cerimônia e o local da recepção são exatamente o mesmo lugar. Para essa opção, no entanto, a igreja deve ficar de fora. Mas quem disse que casar de véu e grinalda dentro de um templo é a maior preocupação da noiva moderna? Muitas delas, inclusive, tendem a procurar um local diferente para a sua cerimônia justamente porque as filas para o casamento na igreja parecem intermináveis. Nesse caso, é uma questão de tendência, personalidade e economia colocar a cerimônia religiosa e o coquetel de comemoração no mesmo lugar.

Quem opta por esse tipo de evento sabe que, então, cada coisa terá de ter seu lugar bem definido. Na hora da cerimônia, por exemplo, os convidados não ficam nas mesas redondas, e sim em cadeiras voltadas de frente para o altar, como em qualquer templo religioso. O local do evento deve ser bem delimitado para as duas ocasiões cerimoniais, que são complementares, mas também completamente diferentes entre si. Todo o cuidado é pouco na hora de saber separar as coisas.

Assim como casamento na igreja já não é mais aquele sonho, casar à noite também não está no roll dos clássicos matrimoniais. Hoje as noivas optam por fazer cerimônias em plena luz do dia, ou ao cair da tarde, principalmente em lugares abertos, em contato com a natureza. Nesses casos, a inovação vem de várias formas: no vestido de noiva perfeito para esse clima, nas roupas dos convidados, na utilização da luz natural, para evitar gastos com refletores, e principalmente no que será servido na recepção do evento.

Quem casa de dia tem preocupações como o que os convidados irão comer e beber, visto que a estrutura pode ser um pouco diferente do casamento à noite. Nas cerimônias noturnas, salgadinhos, entrada e prato quente, seguido dos docinhos e do bolo, é que fazem a festa.  

Nos casamentos diurnos, um coquetel com petiscos finos pode ser a saída mais bacana – e também econômica. No caso da escolha pelo Finger Food, que são petiscos e comidinhas individuais, servidas em pequenas embalagens, até mesmo os docinhos são personalizados: o brigadeiro de copinho é uma das maiores atrações desse tipo de evento. E tudo fica ainda mais gostoso quando o orçamento do casamento, que geralmente é alto, parece diminuir, sem perder a qualidade dos produtos, quando esse tipo de coquetel é servido. Daí pra frente, é só preocupar com a decoração, que vai fazer o buffet ser ainda mais especial, e deixar o deleite tomar conta dos convidados. É impossível sair de um casamento tão alto astral se dizendo satisfeito, principalmente quando o buffet inova, surpreende e não deixa, nunca, de ser delicioso.

Espero que tenham gostado!
Se você quiser compartilhar algum material aqui no blog, fique à vontade! Envie um e-mail para alineribeiropinto@hotmail.com ou me procure no facebook /aribeirop. Ficarei muito feliz em receber suas dicas!

Nenhum comentário: